Concurso de Cosplay

Concurso de Cosplay

Inscrição

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA CHAPELARIA DA MAGICCON

Critérios de Avaliação do Desfile de Cosplay

A banca de jurados do Desfile de Cosplay contará com, no mínimo, 04 (quatro) pessoas e os participantes serão avaliados em 03 (três) quesitos:

  • Complexidade: que avalia o acabamento da roupa, se é manufaturada ou customizada; sua semelhança com os trajes originais apresentados nas referências; a riqueza de acessórios e seus detalhes. É permitido o uso de versões alternativas às originais, com diferenças em relação ao personagem apresentado nas referências, desde que reconhecível e cabível dentro do contexto da série. DEVE SER ENTREGUE PELO MENOS UMA IMAGEM DE REFERÊNCIA PARA CADA JURADO (TODAS IGUAIS) E AS MESMAS PRECISAM SER CONDIZENTES COM AS VERSÕES DO COSPLAY APRESENTADO;
  • Presença de palco: a desenvoltura do participante e o uso adequado da linguagem corporal para expressar determinadas ações, sempre condizentes com o personagem representado;
  • Fidelidade: o conjunto da obra, ou seja, o somatório entre a boa execução da roupa e a interpretação do personagem. Se o cosplayer representa fidedignamente o personagem escolhido e a roupa apresentada é condizente principalmente com as IMAGENS DE REFERÊNCIA (ver item Complexidade) apresentadas aos jurados. Não serão levados em consideração aspectos estéticos inerentes ao próprio cosplayer, como cor de pele, altura, formato do corpo e demais particularidades. Será avaliada, portanto, se a aparência da roupa e a interpretação do personagem condizem com a fonte original.

Distribuição de notas

  • Em cada categoria, serão distribuídos pontos de 0 a 10 pontos com intervalos de pelo menos 0,5 pontos;
  • O nota final de cada cosplayer será o somatório de todas as 3 categorias;
  • O vencedor será definido a partir do somatório das notas finais de cada um dos jurados;
  • Em caso de empate, será considerado vencedor o cosplayer que atingir a maior nota no quesito Complexidade
    • Em caso de persistir o empate, o vencedor será aquele que atingir a maior nota no quesito Presença de palco;
    • Em caso de persistir o empate, o vencedor será aquele que atingir a maior nota no quesito Fidelidade;
    • Em caso de persistir o empate, o vencedor será definido pelos jurados através de critérios internos.

Regras de apresentação

  • As apresentações do Desfile de Cosplay deverão ter, no máximo, 30 (trinta) segundos.
  • Nesses 30 segundos os participantes poderão fazer o movimento que melhor apresentarem o seu cosplay e as características mais marcantes do personagem escolhido, procurando mostrá-lo em diferentes ângulos (frente, lado e costas), para melhor avaliação dos jurados;
  • Entende-se por início da performance o momento em que o cosplay entrar no palco;
  • Entende-se por fim da performance quando o cosplay sair do palco;
  • A organização do evento não se responsabiliza por eventuais acidentes que ocorram durante o Desfile de Cosplay;
  • A organização do evento se reserva ao direito de, em qualquer momento, analisar e verificar a apresentação de cada participante finalista. Caso considerem que algo dentro da apresentação possa descumprir qualquer uma das regras citadas, ou das regras gerais do evento, como atentado ao pudor, oferecer riscos aos participantes, à comissão organizadora, aos prestadores de serviço, jurados, convidados, público pagante do evento e demais pessoas que estiverem no local da apresentação, o participante será desclassificado, não podendo a referida decisão ser contestada.

 

Bio dos jurados

Seripha Sigma é Drag Queen há quase 3 anos e potterhead desde criancinha. Apesar de ser da Grifinória, ela se destaca por personificar a velha cara de sapo que nós amamos odiar.

Ron Cruz Vaz tem 25 anos e é cosplayer desde 2009. Atualmente faz cosplay de Harry Potter e já trabalhou em eventos oficiais da marca e de eventos nacionais e internacionais, representando o personagem.

Hugo Oliveira tem 26 anos e faz cosplay do Rony Weasley há 5 anos. Já trabalhou em eventos oficiais da marca e de eventos nacionais e internacionais, representando o personagem.

Pedro Branco é porto-alegrense e tem 28 anos. Foi campeão estadual e vice-campeão nacional de cosplay em 2008, tendo composto inúmeras comissões avaliativas ao longo de sua carreira.

Thiago S Motta tem 33 anos e também é de Porto Alegre. Faz cosplays de HP desde 1999. Seu repertório inclui Alvo Dumbledore, Severo Snape, Sirius Black, Gerardo Grindelwald, Olho-tonto Moody e Xenofílio Lovegood.

 

Voltar para a página inicial